29 March 2012

A Broken Camera and some Dried Bio Tomatoes

Helloooo!

Nos últimos dois dias não parei quieta (supermercado - praça - tábua - fogão - etc) por isso tenho muitas coisinhas para mostrar!
Durante alguns dias as fotografias vão andar em baixo porque a única máquina digital que tenho decidiu avariar!!! Mas vou mostrando com as fotografias do BB e algumas que saem decentes da "máquina comunitária" cá de casa :)

Porque é que compramos tomate seco se é tão fácil (e mais barato!) fazê-lo em casa?

Para experimentar peguei em 6 tomates, lavados, cortei-os ao meio e fiz dois cortes superficiais em cada metade (se usar tomates chucha corte ao alto). Polvilhei com flôr de sal e deixei um bocadinho assim, para ajudar os sumos a sair.
A seguir é só pôr as metades viradas para baixo, numa rede em cima de um tabuleiro de forno.

No forno ficam os tomates, a 60-80ºc durante 8 a 12 horas, dependendo do tamanho e da qualidade.
Estão prontos quando já não tiverem líquido (óbvio), quando tiverem reduzido a +- metade do tamanho mas continuarem suaves de textura.

O melhor é deixá-los arrefecer na rede e depois pô-los num frasco esterilizado e frigorífico. Se os quer manter mais tempo, podem ser congelados em tabuleiros e depois transferidos para saquinhos. Depois de descongelados, conserve em azeite no frigorífico e consuma numa semana (se não os acabou já antes de chegarem ao congelador!)

Estes tomates secos ficam lindamente em massas frias, em queijo de cabra no forno ou em risottos. Para dar uma graça, porque não secar os tomates com algumas ervinhas como mangericão, coentros ou oregãos frescos? Hmmm.. A experimentar!!!


.jo

No comments:

Post a Comment

adorava saber o que achou!