21 March 2012

Sushi workshop com Yuko

Na última Terça-Feira 13, fui com a minha mãe a um workshop de Sushi, em casa da Yuko Yamamoto, na Graça, onde aprendemos a fazer hosomakis (rolinhos com alga por fora), uramakis (rolinhos com arroz por fora), nigiris (arroz com uma fatia de peixe em cima), sopa miso e mais umas coisinhas.

O que eu achei mais interessante, para além de aprender a trabalhar com a esteira, foram todos os cortes e a diferença dos orientais para os europeus. Aprendemos a filetar uma dourada e a fatiá-la, "in the propper way"; a descascar pepinos e daikons com aquelas facas grandes japonesas (difícil!!!); arranjámos camarões de Moçambique (cozidos num pauzinho de espetada, para ficarem direitinhos e não enrolarem).

Aprender a fazer o arroz também foi super importante. É talvez o "make it or break it" de um bom sushi e fiquei muito contente por ter alguém a fazê-lo à minha frente e a explicar-me todos os pormenores!

Deixo algumas fotografias, se tiverem dúvidas, ou quiserem saber mais, deixem um comentário ou vão à página da Yuko, aqui!


A Yuko a ensinar-nos a filetar uma dourada

e o respectivo filete!

Deliciosos camarões de Moçambique

Mãe a "cortar o arroz", nome da técnica usada para misturar o arroz sem o partir

Usámos as espinhas das douradas para fazer um caldo de peixe para a sopa Miso

Salmon Skinnnn!!!! Pele de salmão grelhada, love it!

A sopa miso, enquanto adicionávamos a pasta Miso através do passador de rede

Os legumes cortados (alguns)!

Salmão braseado e fatiado, em cima de pepino cortado em juliana

O meu pratinho de sushi!
Para mim, cortar os rolinhos foi o mais difícil, mas o interior é que conta e estacam deliciosos! ehhehe


Obrigada Yuko! :)
Jo




1 comment:

  1. Adorámos, grande professora, grande jantar !!

    ReplyDelete

adorava saber o que achou!