19 May 2012

Restaurante Avenue | Lisboa

Olá!
Ontem fomos jantar ao novo Avenue, na Av. da Liberdade, que abriu há pouco menos de uma semana. A cozinha está a cargo da Chefe Marlene Vieira (esteve à frente da cozinha do Manifesto do chefe Luís Baena) e, pelo que provei ontem, acho que está num óptimo caminho!
A sua cozinha é descrita como portuguesa criativa e foi isso que provámos ontem quando pedimos o menu degustação.
Mas primeiro, espreitei a cozinha:
Estilo sóbrio, clean, despretencioso mas com o "chique" necessário.
Uma couvert completa e simpática que começou com pão de mafra, broa de milho e tostas da fiambreira
Manteiga de azeite; manteiga de vaca com tomilho e flor de sal; manteiga de ovelha (F. diz que foi a melhor e que parece uma mistura entre manteiga e queijo!)
Seguiram-se peixinhos da horta em mayonaise de coentros
E, ainda na couvert, cavala frita com farinha de milho em puré de cenouras à algarvia (a cavala ainda crua por dentro faz um óptimo contraste com os sabores do puré)
O amuse-bouche, simples mas óptimo, foi alheira de caça envolta em bacon sobre puré de bróculos e ovo de codorniz estrelado. Adorei o sabor avinagrado do puré com o salgado das carnes.
Entrada: lascas de bacalhau em tempura com laranja, salsa de cebola roxa e pimentos e mayonaise de poejos (F. adorou o contraste da laranja e do bacalhau, me too!)
O prato de peixe foi cherne. Desfazia-se em lascas, assim como na boca. Acompanhava lindamente com o arroz com tinta de choco que tinha um óptimo aroma a coentros, o guisadinho de lulas e ervilhas tortas e o manjericão roxo completavam o prato.
Tinha visto estes dois tabuleiros com óptimo aspecto quando fui à cozinha....
...E felizmente foram a estrela do nosso prato de carne! Barriga de leitão (muito crunchy) em puré de maçã amarga e laranja desidratada. Gostei deste prato, principalmente da quantidade. Para terminar um menu degustação, acho que sabe bem que o prato de carne tenha menor quantidade, quase contrário empaturra muito.
Estas chips de batata doce e beterraba acompanharam o leitão, mas as minhas estavam gordurentas e moles... As do F. não estavam tanto mas, ainda assim, foi o ponto menos positivo.
Para terminar com chave de ouro, a sobremesa foi pão-de-ló de chocolate com gelado de amendoim, um molho de caramelo e café. A folhinha que se vê é manjericão caramelizado e fica lindamente com os sabores!

Que tal? Convencidos a experimentar?
jo

No comments:

Post a Comment

adorava saber o que achou!