02 May 2012

Soufflé de Ruibarbos

Hoje (finalmente) usei o ruibarbo que tinha comprado no fim-de-semana passado no mercado biológico do Príncipe Real!
Há uns dias tinha visto um episódio do Jamie at Home, em que ele fez uns soufflés de ruibarbo, e claro que a ideia me ficou na cabeça... Depois de umas pesquisas não gostei muito da receita dele porque usa Custard Cream (Custarda) já preparado. Como não gosto de coisas em pacote, fui procurando outras receitas até chegar a esta, que tirei daqui, o site de um dos finalistas do Masterchef Australia 2010: Alex Rushmer.
Aconselho vivamente esta receita porque acho que deve funcionar lindamente com outros sabores que lhe ponhamos.

Vamos precisar de:
  • ruibarbos
  • açúcar amarelo/mascavado a gosto
  • 250ml leite
  • meia vagem de baunilha
  • 3 gemas
  • 4 claras
  • 25gr açúcar (para as gemas)
  • 40gr farinha
  • 50gr açúcar (para as claras)
  • bolachas desfeitas e açúcar q.b.

0. Pré-aquecer o forno a 200ºc!
1. Cozinhamos os ruibarbos com o açúcar até estar cozido, mas não muito desfeito em papa (não dei quantidades porque na receita não vem e eu também não pesei o que pus. Aponto para 300, 400gr). É muito rápido com o tacho tapado, mexendo de vez em quando.
2. Raspamos metade de uma vagem de baunilha e aquecemos com o leite até ferver. Desligar o lume.
3. Misturamos 3 gemas com os 25gr de açúcar. Parar quando a mistura tiver ficado mais clara e duplicado em volume. Aí, juntamos a farinha.
4. Juntamos o leite quente/morno à mistura das gemas.
5. Levar a lume brando, até começar a engrossar. Temos que estar sempre a mexer, de preferência com uma espátula ou salazar.
6. Juntamos o doce de ruibarbos ao creme que fizémos.
7. Batemos as claras com os 50gr de açúcar até ficar um merengue com picos suaves (levantar a batedeira ou varas de arames, e se formar um pico, já está - no site do Alex vê-se bem)
8. Incorporamos o creme de ruibarbos e o merengue, rapidamente mas com cuidado, mas não perder muito ar.
9. Untamos os ramequins com manteiga e polvilhamos com a mistura das bolachas esmigalhadas e o açúcar (usei bolachas de aveia integrais artesanais, mas qualquer boa bolacha serve bem!)
10. Com uma colher, deitamos a mistura nos ramequins (o ideal é ter os ramequins já preparados para a mistura não perder mais ar).
11. Batemos os ramequins numa superfície para a mistura assentar e não haver bolhas de ar. Limpamos as bordas com um papel para o soufflé subir bem e não "colar" dos lados.
12. Levamos ao forno a 200ºc, durante 10min. Eu tive que pôr mais tempo, aos 10min os soufflés ainda não tinham subido bem e só aos 15-17 é que ficaram bem altos e douradinhos. Basta estar sempre com atenção!


 Que tal? O que acham?
 <3 <3


No comments:

Post a Comment

adorava saber o que achou!